Saudação: Ogunhê
Cores: azul, verde
Dia da semana: Terça-feira
Comidas: Feijão Preto com Cebola
(macundê)
Símbolos: Bigorna, Faca, Pá,
Enxada e outras ferramentas
Elementos: Terra (florestas e
estradas) e Fogo
Domínios: Guerra, Progresso,
Conquista e Metalurgia
Pedras: Garnet, Rubi, Água
Marinha, pedra ferro
Dia: 23 de Abril
Sincretismo: São Jorge
Ogum (em yoruba: Ògún) é, na
mitologia yoruba, o orixá ferreiro, senhor dos metais. O próprio Ogum forjava
suas ferramentas, tanto para a caça, como para a agricultura, e para a guerra.
Na África seu culto é restrito aos homens, e existiam templos em Ondo, Ekiti e
Oyo. Era o filho mais velho de Oduduwa, o fundador de Ifé, identificado no jogo
do merindilogun pelos odu etaogunda, odi e obeogunda, representado
materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado
denominado igba ogun.
Ogum é considerado o primeiro dos
orixás a descer do Orun (o céu), para o Aiye (a Terra), após a criação, um dos
semideuses visando uma futura vida humana. Em comemoração a tal acontecimento,
um de seus vários nomes é Oriki ou Osin Imole, que significa o "primeiro
orixá a vir para a Terra".
Ogum foi provavelmente a primeira
divindade cultuada pelos povos yorubá da África Ocidental. Acredita-se que ele
tenha wo ile sun, que significa "afundar na terra e não morrer", em
um lugar chamado 'Ire-Ekiti'.
É filho de Oduduwa (Pai Oxalá
Lufã) e Yembo, irmão de Xangô, Oxossi, Oxun e Eleggua. Ogum é o filho mais
velho de Oduduwa, o herói civilizador que fundou a cidade de Ifé. Quando Oduduwa
esteve temporariamente cego, Ogum tornou-se seu regente em Ifé.
Ogum é um orixá importantíssimo
na África e no Brasil. Sua origem, de acordo com a história, data de eras
remotas. Ogum é o último imolé.
Os Igba Imolé eram os duzentos
orixás da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal. A
Ogum, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros
quatrocentos orixás da esquerda.
Foi Ogum quem ensinou aos homens
como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro:
alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o
homem a vencer a natureza.
De acordo com Pierre Verger, o
arquétipo de Ogum é o das pessoas fortes, aguerridas e impulsivas, incapazes de
perdoar as ofensas de que foram vítimas. Das pessoas que perseguem
energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente. Daquelas que,
nos momentos difíceis, triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate
e perdido toda a esperança. Das que possuem humor mutável, passando de furiosos
acessos de raiva ao mais tranqüilo dos comportamentos. Finalmente, é o
arquétipo das pessoas impetuosas e arrogantes, daquelas que se arriscam a
melindrar os outros por uma certa falta de discrição quando lhe prestam
serviços, mas que, devido à sinceridade e franqueza de suas intenções, tornam-se
difíceis de serem odiadas.
Qualidades de Ogum
Ògúnjà
SoróKè
Wari
Lakàiye
Méjèje
Omini
Olode
Onírè
Alágbède
Méjè
Logunedé – O caçador filho de
Oxum e Oxóssi
Saudação: Olorikim Logun! Logun ô
akofá!
Cores: amarelo e azul
Dia da semana: Quinta-feira
Comidas: Omolokum
Símbolos: Balança, Ofá, Abebè e
Cavalo-marinho
Elementos: Terra (floresta) e
Água (de rios e cachoeiras)
Domínios: Riqueza, Fartura e
Beleza
Pedras: turquesa, topázio
Dia: 19 de Abril
Sincretismo: Santo Expedito
Logunedé ou Logun Ede, do iorubá
Lógunède, é um orixá africano que na maioria dos mitos costuma ser apresentado
como filho de Oxum e Oxóssi. Segundo as lendas, vive seis meses nas matas
caçando com Oxóssi e seis meses nos rios pescando com Oxum. É cultuado na nação
Ijexá como sua mãe, mas também nas nações Ketu e Efan, sendo o seu culto muito
difundido no Rio de Janeiro.
No entanto, existem outras
versões acerca de sua filiação. Se na maioria dos mitos, Logunedé surge como
filho de Oxum e Oxóssi, em outros, um pouco mais raros, aparece como filho de
Ogun e Iansã. Há, ainda, histórias que contam a lenda de Logunedé como filho
desses quatro Orixás, apresentando-o como nada mais, nada menos que uma
representação dos Orixás Gêmeos, Ibeji.
Simultaneamente caçador e
pescador, Logunedé é o herdeiro dos axés de Oxum e Oxóssi que se fundem e se
mesclam como mistério da criação, trata-se de um orixá que tem a graça, a
meiguice e a faceirice de Oxum à alegria, à expansão de Oxóssi. Se Oxum confere
a Logunedé axés sobre a sexualidade, a maternidade, a pesca e a prosperidade,
Oxóssi lhe passa os axés da fartura, da caça, da habilidade, do conhecimento.
Essa característica de unir o
feminino de Oxum ao masculino de Oxóssi, muitas vezes o leva a ser representado
como uma criança, um menino pequeno ou adolescente, formando mais uma tríade
sagrada na História das religiões. Com Logunedé, completa-se o triângulo iorubá
pai, mãe e filho que também se repete nas trilogias católica (Pai, Mãe e
Espírito Santo), egípcia (Ísis, Osíris e Hórus), hindu e tantas outras.
Como símbolo da pureza, muitas
vezes Logunedé também é visto como um ser andrógino. Ao contrário do que muitos
pensam, Logun Ede não é de características masculina e feminina, não é
bissexual. Na verdade possui uma grande relação com Òsun, sua mãe e com Erinlé,
seu pai, trazendo consigo a personalidade desses dois Òrìsà e algumas
características marcantes, mas nada que o transforme em um hermafrodita que
durante seis meses é Oboró e seis meses Ìyábá como algumas pessoas assim o
dizem e usam deste artifício para denotações homossexuais.
Num mito raro, Logunedé se perde
no caminho entre as casas de Oxum e Oxóssi, é encontrado pelo velho Omolu que o
ampara e protege. Com Omolu, Logunedé aprende a arte da cura e a feitiçaria. O
seu primeiro nome, Logun, no Brasil se mesclou ao segundo, Edé, nome da cidade
iorubá na qual o seu culto se fortaleceu, formando Logunedé. Logun pode ser uma
abreviatura de Ologun que, em iorubá, quer dizer feiticeiro.
Então, feiticeiro, caçador,
pescador, príncipe guerreiro, esses são alguns títulos, alguns epítetos dados à
Logunedé. Para Mãe Menininha do Gantois, "Logun é santo menino que velho
respeita".
Costuma ser cultuado no
candomblé, mas não na umbanda.
Para consultas nas cartas ciganas, trabalhos e limpezas espirituais,
atendemos com hora marcada, agende pelo telefone: 51 9441.7834
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Sua Opinião é bem vinda!!!